Ingressar em uma instituição de ensino superior pode gerar uma mudança importante na vida profissional e pessoal de jovens e adultos. Entretanto, para estudantes do Ensino Médio oriundos de escolas públicas, há ainda muitas barreiras que dificultam ou impedem a continuidade na formação educacional.
Neste projeto de extensão universitária (compartilhamento do conhecimento gerado pela Pesquisa e Ensino realizados na Universidade para além dos seus muros), pretende-se aproximar jovens matriculados(as) na Escola Estadual (EE) Antônio Nunes Lopes da Silva práticas, vivências, desafios e oportunidades do Ensino Superior.
O projeto foi idealizado, proposto e estruturado pela professora Suzana Mariano de Franca (cujo email para contato é: suzanamariano ARROBA prof PONTO educacao PONTO sp PONTO gov PONTO br) que vem co-coordenando as atividades na Escola. O projeto também conta com a participação ativa dos estudantes de graduação e pós-graduação da UNESP, São Vicente, André Guilherme Madeira, Henrique Silva Florindo e Enzo Fiori Rigolin da Rocha, e do professor Manoelito Antônio Soares da EE Antônio Nunes Lopes da Silva.
O que é o Ensino Superior no Brasil?
Como o Ensino Superior é organizado?
Quais instituições oferecem este nível de formação?
Por que investir tempo, esforço e recursos para obter um diploma universitário?
Essas questões foram discutidas no dia 22 de Abril de 2022 com a participação de todos os terceiros anos da Escola Estadual.
Dentro do projeto "Descomplica UNESP" desenvolveremos um projeto piloto de pesquisa e monitoramento de mosquitos Culex e Aedes na região do entorno da EE Antônio Nunes Lopes da Silva. E o melhor! As(os) estudantes da escola atuarão como cientistas cidadãos(ãs)!!
Elas(es) serão os responsáveis pela aquisição dos dados, participarão da análises e interpretarão os resultados junto com os professores e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto.
Você é um(a) cientista cidadã(o) que está cuidando de uma das armadilhas do projeto, acompanharemos as armadilhas por meio do questionário disponível no botão abaixo.